Olá pessoal, tudo bem?
Você sabe a diferença dos modelos preditivos x modelos ágeis? Talvez o desconhecimento seja a raiz de boa parte de seus problemas! Possivelmente você pode:
Estar planejando de forma errada a vida inteira;
Estar angustiado(a) por não conseguir planejar todos seus projetos;
Estar usando templates que não deveriam ser utilizados;
Estar obtendo resultados ruins por má gestão; e/ou
Estar com o planejamento vindo “atrás” da execução, ao invés do contrário.
Se por ventura você encontra-se em alguma destas situações, talvez você esteja com o método de gestão equivocado.
Então vamos lá, o que é o método preditivo, ou também conhecido como Waterfall ou Cascata? Este é o método mais tradicional de gestão de projetos, ele parte do princípio que quanto mais soubermos na etapa de planejamento, quando mais detalhes obtivermos e mais riscos pudermos mitigar, maior a probabilidade de sucesso do projeto, ou seja, o ponto principal aqui é focar no planejamento mais completo e com o maior volume de informações possíveis e começar apenas com todo o projeto planejado e bem especificado.
Este modelo é muito utilizado em indústrias que possuem trabalhos de escopo mais constantes e menor volume de mudança nos projetos. Como por exemplo: Indústria de Construção Civil, Âmbito Governamental, etc.
Exemplos de metodologias e boas práticas utilizadas: PMBOK, Prince2, ICB etc.
E então o que é o método ágil, ou agile como conhecido em alguns países? Este é o método mais enfocado no processo empírico de aprendizagem, onde o foco se baseia em pequenos ciclos de planejamento, execução e entrega de valor. Estes pequenos ciclos buscam a entrega de valor contínua ao cliente. Como os ciclos de planejamento são bem menores, o modelo ágil é muito mais propício à mudança, facilitando a priorização de demandas do projeto.
Este modelo é mais utilizado em indústrias com grande volatilidade de escopo, ou seja, onde os projetos se iniciam de uma forma, e terminam potencialmente de maneira bem distinta ao idealizado inicialmente, como por exemplo: Indústria de TI, Marketing, etc. Exemplos de metodologias e boas práticas utilizadas: SCUM, Kanban, XP, Lean etc.
Por fim, lhes apresento um exemplo de projeto estruturado nos dois métodos.
Projeto: Abertura de um Escritório de Marketing
Método Preditivo:
Entregas: Abertura Legal (CNPJ, Alvará, Registro de Marca etc), Marketing (Facebook, Instagram, Site, Cartão de visita), Locação de Sala, Reforma, Móveis e Equipamentos, Desenvolvimento de Produtos, Inauguração.
Duração: 6 Meses
Característica: Montar o escritório “chave na mão”
Método Ágil:
Lançamento 1:
Entregas: Abertura legal (CNPJ + Domicílio Tributário) e Marketing (Facebook + Instagram)
Duração 15 dias
Característica: Mínimo Produto Viável (MVP)
Lançamento 2:
Entregas: Locação de Sala em Coworking e Marketing (Site + Cartão de Visita e Flyer)
Duração: 45 dias
Característica: Mínimo Produto Viável (MVP)
Nestes dois exemplos, busquei evidenciar a diferença entre mentalidades (mindset) dos modelos preditivo e ágil. No preditivo, há a preocupação da construção do produto completo com o maior nível de detalhamento possível, já no ágil, há a preocupação em entregar valor, criar a mínima empresa viável e lançar ao mercado.
Agora a pergunta, segundo a natureza de seu projeto, você realmente está utilizando a metodologia correta?
Espero ter contribuído para esclarecimento e compreensão de ambos métodos de gestão, qualquer dúvida pontue nos comentários que ficarei feliz em responder. :D
Um grande abraço e não esqueçam de curtir e compartilhar minha página no Facebook e Instagram. :D Image by rawpixel.com